Como conciliar blog, estudo e trabalho
segunda-feira, abril 24, 2017Oi pessoal! Tudo certo?
Diariamente eu vejo diversas blogueiras, que assim como eu, tem uma rotina super corrida e acaba se tornando difícil conciliar a vida de blogueira com o resto. Ter um blog não é uma tarefa fácil, exige tempo para pensar nas pautas, dedicação para buscar conteúdo, imagens e fazer o post, e é claro, muito foco naquilo que se quer fazer. Blogueira trabalha, e muito!
Espero que a listinha de dicas a seguir possa ajudar e animar vocês também!
1. FAÇA UMA LISTA DE IDEIAS PARA
POSTS
Se tem uma coisa que vejo que definitivamente não rola, é fazer post em cima da hora. E nossa, já perdi a conta de quantas vezes fiz isso! Mas fazer as coisas correndo não é nada legal. É bom ter tempo pra pesquisar bem o conteúdo, encontrar boas imagens e revisar a gramática. Então, faça um estoque de ideias de posts. Vá anotando sempre que puder, e aí é só ir escrevendo os posts aos poucos e deixar salvo nos rascunhos. Quando tiver um boa quantidade de posts, programe-os para as próximas semanas - ou meses, dependendo da sua frequência de postagem e criatividade.
2. RESERVE UM DIA DA SEMANA PARA RESPONDER COMENTÁRIOS
Antes eu tinha o costume de responder os comentários no mesmo dia, mas acabava ficando meio complicado, então achei melhor deixar acumular e responder tudo junto. Assim você não tem que fazer de pouquinho em pouquinho. Reserve alguns minutos de determinado dia da semana só para isso e você verá que vai render bem mais.
3. DEFINA UM TEMPO DIÁRIO PARA SE DEDICAR AO BLOG
Analise tudo o que você precisa fazer durante o dia e veja quanto tempo você teria disponível para o blog. Meia hora, uma hora ou até duas horas? Defina seu horário de trabalho. Assim a gente leva mais a sério e acaba fazendo o que tem que fazer sem se enrolar. Eu, por exemplo, defini meu horário de trabalho no blog das 20h30 - 22h30, de segunda à sexta, menos em terças, quando tenho aula de inglês.
4. SE PROGRAME ANTECIPADAMENTE
Se você pretende se dedicar ao blog em alguns finais de semana (ou todos) ou feriados, programe antes o que você precisa fazer, para não desperdiçar tempo. Por exemplo: fazer resenha, tirar fotos, enviar e-mails, divulgar no Facebook... mas é claro, dê algumas pausas. Nesse post aqui eu falei um pouco sobre como ser mais focado e tem dicas bem úteis pra essa questão de se organizar melhor.
5. DEFINA SUA FREQUÊNCIA DE POSTAGEM
Eu já tive épocas em que postava diariamente, mas agora decidi fazer 4 posts na semana: segunda, quarta, sexta e um no fim de semana. Decidi também que um dos posts vai ser um texto, e o do fim de semana, um vídeo. Definindo sua frequência de postagem e os dias em que haverá posts novos você poderá se programar para divulgar naquele dia e fazer os ajustes finais, caso necessário.
6. USE UM BLOG PLANNER
O blog planner é a chave pra te ajudar na organização. E foi justamente por isso que eu decidi disponibilizar um blog planner feito por mim, pra vocês. Se você não viu ainda, é só clicar aqui. Você vai poder anotar ideias de posts, anotar o status de cada post (rascunho pronto, programado, postado, divulgado...) e é claro, tem o calendário mensal e semanal, pra quem preferir. Tenho certeza que ter um blog planner vai fazer TODA a diferença. Digo e repito: colocar as coisas no papel torna tudo mais fácil e simples do que parece.
Então, é isso. Eu espero muito que vocês tenham gostado das dicas e que possam aplicá-las à rotina. Eu já estou aplicando na minha e tenho visto o quanto consegui mudar meus hábitos!
Teria algum item a acrescentar? Você consegue conciliar tudo?
Beijos, Mari.
14 comentários
Eu também cometia o erro irreparável de fazer posts de momento. O que resultava num conteúdo escasso e pouco elaborado. Desde que passei a escrever três ou quatro posts no fim de semana — e consequenteme os organizando durante a semana no momento que vou postar —, a rotina com o blog tem sido bem mais dinâmica. Também quero aderir à facilidade do Blog Planner, mas ainda não me sinto tão confiante para organizar tudo do blog assim. Enfim, quero muito definir uma frequência de postagem também e me dedicar à criar imagens com uma identidade visual para a página no Facebook e a conta no Instagram, o que falta mesmo é só deixar a preguiça de lado de uma vez por todas, haha.
ResponderExcluirCom carinho,
Conto Paulistano.
Nossa, siim! Esse é o pior erro que podemos cometer, quando tu se programa, isso faz uma baita diferença! Alivia demaais a pressão em fazer um post. Hahaha entendo, mas se dedica e faz essas coisas que é certo que tu não vai te arrepender, pelo contrário! Vai se orgulhar e se sentir bem mais organizada ♥
ExcluirBeijoss
Suas dicas são sempre ótimas! Amei o post :3 Bjs!
ResponderExcluirOwn, muito obrigada, fico feliz em saber que consigo ajudar! Beijoss ♥
ExcluirOba! Amo quando tu faz posts assim... Então, vou dar minha opinião sobre cada item, rs.
ResponderExcluir1 - Definitivamente, não rola fazer post em cima da hora. Já faz alguns meses que peguei um caderno e anotei os dias da semana nas folhas e comecei a programar antecipadamente as postagens, pelo menos, o assunto e nome de título, aí quando surge uma ideia do que escrever, eu vou anotando ou já crio o rascunho no blog e vou colocando os tópicos, para depois, uma ou duas semanas antes, eu criar o post completo. Isso ajudou muito para ter um conteúdo cada vez melhor e agora que estou trabalhando e me falta tempo, se tornou algo indispensável.
2 - Essa dica tu deu alguns meses atrás, quando colocou como seria sua programação com o blog e canal, então eu peguei a dica e inseri na minha rotina, ficou bem melhor, mais rápido e fácil de responder.
3 - Comecei a fazer isso mesmo antes de começar a trabalhar, e agora esse tempo diminuiu, porém consigo me dedicar ao blog (divulgar/comentar outros blogs/criar post) por 4h diárias, de seg à sex. No final de semana eu nem entro, a menos que eu esteja muito criativa e queira aproveitar a oportunidade.
4 - Fiz isso nesse último feriado. Já tinha previsto várias resenhas de produtinhos e livros, então já adiantei as fotos todas, editei e criei as postagens pra dar continuidade com o tempo. Isso ajuda demais!
5 - Também já fiz postagens diárias, então de pouco em pouco, fui diminuindo, até ficar só 3x na semana (seg, qua e sex), isso me aliviou agora que estou trabalhando bastante.
6 - Única coisa que acabei não fazendo, pelo menos não tudo bonitinho, então comprei um caderno baratinho e fiz a meu modo. Mas ajudou demais e percebi que deixou tudo mais organizado, como eu amo!
Amei as dicas, embora algumas eu já tenha pego de ti algum tempo atrás, rs. E desculpa pelo textão, mas acho que tu acostumou que as vezes dou uma dessas.
Beijos,
Última postagem ♥ Blog Gaby Dahmer ♥ Fanpage
Gaby, imagina, eu adoro quando tu faz uns comentários assim, hehe ♥ Mostra que tu ficou interessada no conteúdo, e me deixa super feliz!
ExcluirAcho super legal que tu está conseguindo se organizar mais, isso acaba influenciando muuito nos nossos posts e reflete na qualidade dos conteúdos, né? No início é meio complicado conciliar tudo, mas a gente vai se adaptando e vendo como fazer tal coisa. É ótimo quando vemos os resultados da nossa organização e conseguimos mantê-la! Desde o início do ano, tenho conseguido postar 2x aqui e 1x no Youtube. Eu achei que não conseguiria, e me surpreendi como todas essas dicas que dei aqui estão funcionando na minha rotina. Enfim, é ótimo conseguir conciliar tudo ♥
Muito obrigada pelo comentário!
Beijoss
Sempre arrasando nas dicas! Um coisa que tenho que fazer urgentemente é me organizar com o blog + vida. E trazer mais vezes post para o meu blog. Um beijão!! <3
ResponderExcluirFico muito feliz que tenha gostado do post, Thayná <3 Organização é tudo na vida, assim que a gente consegue se organizar tudo se encaminha melhor. Beijos!
ExcluirAdorei, sem dúvidas colocar tudo no papel ajuda e muito! Como faço pra ver o blog planner eu cliquei mas não funcionou?
ResponderExcluirSiim, ajuda mesmo! Ai Ju, desculpa, falha minha! Eu esqueci de inserir o link, agora já tá certinho. Mas é esse aqui, ó: http://www.letrasnagaveta.com/2016/10/download-blog-planner-gratis.html. =)
ExcluirQue post maravilhoso Mari <3 Veio no momento certo para mim.
ResponderExcluirDesde que entrei na faculdade não consegui me organizar certinho, nem com relação ao blog e nem com a minha vida pessoal/social.
Tentar eu até tento, mas chega na metade do semestre e eu estou super cansada. Só tenho tempo para fazer os trabalhos e provas. Além da faculdade que é de segunda a sexta, também faço curso de teologia aos domingos, então já viu né!. Vou tentar colocar em práticas essas suas dicas.
Beijos.
www.verifiqueapagina.com.br
Ai que bom saber, Jenni <3 Fico muito feliz em ajudar, espero que as dicas funcionem :)
ExcluirEu super entendo, sua rotina é ainda mais corrida que a minha! No ano passado, quando comecei a trabalhar, foi uma loucura. Desanimei total com o blog e não conseguia dar conta, mas aos poucos vi que era possível.
Beijos!
Amei as dicas, e se tem uma coisa que mudou minja mvida de blogueira foi ter o "estoque de ideias" e sair anotando todas que eu vou tendo durante o dia ou semana, pq às vezes eu pensava em algo incrível p escrever e, horas depois, já tinha esquecido.
ResponderExcluirBlog planner é mesmo tudo de bom!
Amiga, a única parte ruim dos comentários acumulados para responder de vez é que o blogger não notifica a pessoa que comentou que o comentário foi respondido, então, geralmente, a gente volta p ler a resposta, e se a pessoa volta por uns 3 dias e n encontra nada, assume que não vai ser mais respondida, eu acho. É algo que me decepciona ainda na plataforma, não notificar a resposta! Enfim, eu mesma sempre fico ansiosa para ler as respostas dos meus comentários akdjsj
Adorando o seu comprometimento com o LNG, parabéns pelos 10k na página! Você merece! Beijão
Siim, esse estoque é mara! E a gente esquece mesmo, né? Já perdi a conta de quantas vezes perdi ideias muito boas e até hoje não lembrei hahaha. Agora sempre anoto tudo, com o tempo a gente pega as manhas :)
ExcluirÉ verdade, não tinha pensado por esse lado! Mas tem a opção de "Notifique-me" embaixo da caixinha de comentários, eu nunca testei, mas aí a pessoa tem que se ligar de pedir a notificação. Agora que eu tenho mais tempo vou poder responder com maior frequência =)
Muito obrigada, de verdade! Teus comentários são sempre maravilhosos e tu tá aqui desde o comecinho, isso me deixa muito feliz!
Beijos.